(45) 3243-1172
Acessibilidade

Meio Ambiente

Plantio de cerejeiras homegeia colónia japonesa

Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Última Modificação: // | Visualizada 1740 vezes


Ouvir matéria

Em homenagem à colônia japonesa, pela sua contribuição cultural e participativa na comunidade, a Madalena Kiyomi Kimura e (in memorian)  e Fernando Kubota, a Escola Estadual Jorge Nacli ensino fundamental, através do Programa Agenda 21 Escolar, “Pensar Globalmente e Agir Localmente”, em parceria com a Prefeitura de Nova Aurora ,  Secretaria de Agricultura, Viação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, a colônia japonesa realizaram o plantio de mudas de cerejeiras SAKURA no dia 10 de dezembro de 2010, em frente à escola rearborizando o ambiente, concretizando o projeto: “Adote uma Cerejeira”.

 

De acordo com o diretor da escola, Paulo dos Reis, A senhora Madalena Kiyomi Kimura, esposa do ex-presidente da APM, Agostinho Kimura, quando em vida disse que o sonho dela era plantar uma muda de cerejeira na escola, como ele morreu antes de ter o desejo realizado, a escola em homenagem a ela e a colônia japonesa optou em executar o projeto, no qual culminou com plantio não só de um, mas de 23 cerejeiras na calçada da escola.


A coordenadora do projeto Agenda 21 Escolar, Luzia Sansel, que há vários trabalha o projeto na escola disse que foi assumido compromisso através de um Termo de Cooperação assinado pelos envolvidos durante a cerimônia de abertura do projeto. Nesse compromisso está contemplado o plantio, cuidados com a planta até a idade adulta, sob a coordenação da Agenda 21 Escolar.


“A Prefeitura Municipal adquiriu as mudas e a colônia japonesa nos proporcionará informações sobre o manejo da planta ao longo do projeto. Nesse sentido estamos buscando um mundo harmonioso e colorido, proporcionando tranqüilidade e a beleza da natureza inspirada por Deus”, conclui a coordenadora.

 

A flor da cerejeira, SAKURA em japonês, é a flor símbolo do Japão. Encontra-se presente em todos os jardins, parques e áreas verdes daquele país.
A beleza que a cerejeira nos proporciona, a valorização da cultura nipônica, fortalece a união dos povos em busca da felicidade, já que a cerejeira é o símbolo que a representa.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também