Quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Última Modificação: // | Visualizada 1797 vezes
Ouvir matéria
Conservar, adequar, readequar e cascalhar estradas rurais, é uma prática comum em Nova Aurora e em municípios da região. A novidade em Nova Aurora agora é calçar as estradas com pedras poliédricas, sistema que soluciona de uma vez por todas os problemas das vicinais.
Se em 2008 e 2009, o município calçou diversas vias urbanas através deste sistema, em 2010, foi à vez de alguns trechos de estradas rurais receberam o calçamento poliédrico. Este é o caso da estrada, Arcanjo Sandri, que está sendo calçada.
A primeira etapa (7.500 metros quadrados) já está praticamente concluída, com recursos do estado e do município que emitiu 50% dos valores gastos em contrapartida. O município já licitou outros 2.100 metros quadrados que vai fazer com que o calçamento chegue até a farinheira Debiazi, através de recursos próprios.
Em uma outra etapa, a vicinal vai receber o calçamento no trecho que vai desde o estádio municipal até o acesso ao Pesque e Pague Sandri, através de recursos do governo federal.
Outro trecho de acesso que está sendo calçado, é um trecho de dois mil metros quadrados que faz a ligação do asfalto que liga Nova Aurora à Palmitópolis, à Coaves, com investimentos na ordem de R$ 15,8 mil de recursos municipais.
Autorização
O município recebeu recentemente autorização para início do calçamento poliédrico em diversos trechos de estradas rurais através de recursos do governo federal por intermédio do deputado federal Hermes Frangão Pacianelo.
Além da estrada que faz a ligação entre a as comunidades de Alto Alegre e São José, o município já tem autorização para fazer o calçamento em trechos das estradas Mexiriqueira, Anta Gorda e na estrada que faz a ligação do distrito de Marajó ao cemitério da comunidade. Nas referidas vias serão investidos o valor de R$ 285,2 mil.
De acordo com o prefeito, Pedro Leandro Neto, essas são as vicinais das quais o município já está executando o calçamento em alguns trechos, e em outras o município já têm a liberação para iniciar a obra.
O prefeito ressalta que o município tem projeto para calçar outros trechos de estradas, que possivelmente serão executadas em 2011, como a vicinal que dá acesso da cidade à Sociedade Rural, no intervalo entre os calçamentos já existentes na estrada São João, da PR-180 até a Copercana, dentre outras estradas.
“Tudo isso só está se tornando possível graças às boas parcerias com os governos, estadual e federal, e acima de tudo as certidões negativas das quais o município conseguiu devido a boa condução dos trabalhos por parte da administração pública”, explica o prefeito.
Nova Aurora recebe novo trator agrícola e fortalece a agricultura familiar