Sexta-feira, 08 de abril de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 1742 vezes
Ouvir matéria
Na última segunda-feira, 04, a economista do Departamento de Economia Rural, (Deral), Jovir Vicentini Esser, se reuniu com representantes dos setores ligados à agricultura no município de Nova Aurora, dentre eles, secretaria de Agricultura e Emater, para fazer levantamento da produção agropecuária do município no ao de 2010.
Dentre outros fatores o levantamento feito anualmente pelo Deral, serve de calculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ou seja, ICMs Agrícola, que representa 8% do bolo do ICMs, repassado ao município. O referido levantamento é feito no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).
Dentre os vários produtos calculados no levantamento, como peixe, ovos, bovinocultura, avicultura, suinocultura, destaca-se a soja e o milho que são no momento os produtos que mais são produzidos no município.
A soja atinge a marca de 140 sacas por alqueire em média, enquanto que o milho teve uma produção média de 450 sacas por alqueires.
De acordo com o secretário de agricultura do município, Luiz Cesar Garcia, o ano de 2010 foi excelente em números de produção, conforme apontado no levantamento, e isso é fator determinante para o repasse do FPM ao município.
Garcia salienta que, a boa produção aliada o bom momento em que vive o mercado agrícola, em especial o da soja motivas os produtores a investirem mais no próximo plantio, e ao mesmo tempo aumenta a responsabilidade do governo municipal em estar investindo mais no setor rural em especial nos acessos dos produtores, e é justamente isso que está acontecendo, com adequações, cascalhamentos e até mesmo em calçamento poliédrico.
“São vários fatores que contribuem para o aumento da produção agropecuária do nosso município, como apoio do poder público, o empreendedorismo do produtor rural que tem atendido as exigências das culturas e produtos, através da aplicação dos produtos corretos, com adubação preparo da terra, aplicações de agrotóxicos na hora certa, o bom momento que vive o mercado agrícola, enfim o acompanhamento da tecnologia por parte do nosso produtor rural”, conclui o secretário.
Nova Aurora recebe novo trator agrícola e fortalece a agricultura familiar