(45) 3243-1172
Acessibilidade

Imuniza??o bovina

Campanha de vacinação contra febre aftosa acontece de 1º a 31 de maio

Sexta-feira, 29 de abril de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1735 vezes


Ouvir matéria

No Paraná, e conseqüentemente em Nova Aurora a primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa de 2011 vai acontecer entre os dias 1º a 31 de maio. De acordo com a estratégia que vem sendo adotada desde 2009, nesta etapa serão vacinados apenas os animais bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.

 

Conforme dados coletados na última campanha realizada em novembro do ano passado, no município de Nova Aurora são 5.600 cabeças de zero a dois que poderão receber a dose da vacina.
Além de Nova Aurora, a unidade da Seab, atende os municípios de Anahy e Cafelândia. Conforme o levantamento da campanha anterior em Anahy são 2.400 cabeças aptas a receber a vacina, enquanto que em Cafelândia, são 1.800 cabeças.

 

A auxiliar Administrativa da unidade local, Vera Lucia Vieira de Luca, alerta os produtores para a obrigatoriedade da vacinação e de sua comprovação além da atualização do cadastro. Todo produtor que possui bovino deve atualizar seu cadastro na unidade local da Seab, ou em uma casa veterinária, mesmo aqueles que não têm animais abaixo de 24 meses a serem vacinados.

 

“A ausência de comprovação e de atualização do rebanho impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte de animais”, explicou.

 


Segundo ela não é obrigatório, mas se os produtores quiseram a vacina poderá ser aplicada também nos animais com idade superior a dois anos.

 

A auxiliar administrativa ressalta que o produtor que não vacinar o seu rebanho dentro do prazo estabelecido poderá ser punido com multa que chega a R$ 96,09 por animal não vacinado, e se houver reincidência a multa poderá ser ainda maior.

 

O Paraná é considerado como área livre de febre aftosa, com vacinação, desde 2000, quando foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Estão nessa mesma condição sanitária outros 14 Estados, o Distrito Federal e a região Centro-Sul do Pará.

 

O lançamento da campanha em nível de estado será hoje, na propriedade do produtor Marcos Epp, na região de Witmarsum, entre Curitiba e Ponta Grossa com a presença do governador Beto Richa e do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

 Galeria de Fotos

 Veja Também