(45) 3243-1172
Acessibilidade

Preven??o ?s drogas

Proerd capacita 190 alunos em Nova Aurora

Sexta-feira, 01 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1647 vezes


Ouvir matéria

Na noite da última quinta-feira, 190 alunos que estudam na 4ª série, e no 4º e 5º ano do ensino fundamental de Nova Aurora, receberam o certificado de participação no curso do PROERD- Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência, através de parceria entre a Cooperativa Copacol, Policia Militar, através dos policiais do 2º Pelotão da 2ª Companhia de Cascavel e da secretaria municipal de Educação de Nova Aurora.

 

O Curso foi ministrado durante nove semanas, pelo soldado Ramos e a Sargento Marli.

 

 A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Centro Cultural e contou com a presença do Sargento Mazetti, que representou o Capitão Busnello, Cabo Demarchi,  e os policiais instrutores, bem como do sargento Reichembach da Policia Militar local, prefeito Pedro Leandro Neto, vice-prefeito Paulo Rodrigues Bessani, vereador Zé Berta, representante da Copacol, diretor secretário Silvério Constantino, secretária de educação, Lúcia Debiazi, assessora de cooperativismo da Copacol, Elizete Luneli Dal Molin, engenheira agrônoma da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes, pais, professores e diretores das escolas.

 


Além de receber o certificado de participação e conclusão no curso, os alunos prestaram juramento perante o público e autoridades presentes e se comprometeram de cumprir e agir dentro aquilo que aprenderam durante o curso.

 

O Proerd que tem como mascote o leão que simboliza a força e a garra que se deve ter para resistir as pressões e ofertas para o uso de drogas e à prática de violência. O Poerd tem por finalidade evitar que crianças e adolescente iniciem o uso de drogas. Ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxilia as crianças a dizerem não às drogas e à violência.

 


De acordo com o sargento Mazetti, que representou o capitão Busnelo, o programa é aplicado em todo o estado do Paraná em parceria com as escolas e é direcionado para crianças com idade de nove a 12 anos, sendo ministrada uma aula por semana ao longo de 10 semanas, ou seja, durante um semestre letivo.

 


Segundo o sargento os instrutores são policiais fardados auxiliados por uma cartilha do Proerd, com a participação de professores que são os divulgadores da idéia do programa para as demais salas de aula e para os pais.

 


Mazetti disse que pelo que deu para perceber, os alunos estão conscientes de tudo aquilo que foi a eles repassado durante o curso, e desta forma espera-se que eles possam guardar por toda a vida o que aprenderam no curso.

 


O policial agradeceu as parcerias, aos professores e diretores das escolas, e acima de tudo aos pais e alunos que acreditaram e apostaram na proposta que visa oferecer um futuro melhor, sem drogas e sem violência para crianças de hoje que se tornaram  cidadãos adultos amanhã.

 Galeria de Fotos

 Veja Também