Sexta-feira, 08 de julho de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 1634 vezes
Ouvir matéria
Uma equipe formada por três professores do curso de engenharia ambiental e dois alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estão desenvolvendo uma nova técnica para implantação de fossa. No início dessa semana a equipe esteve em Nova Aurora na propriedade rural de Davi Ozuel Gurski, implantando o novo sistema que é pioneiro em Nova Aurora, assim como na região.
Através de uma parceria entre município e Universidade está sendo possível a implantação do novo sistema, que se dá através um projeto, no qual nesta primeira etapa vai contemplar três propriedades.
O prefeito Pedro Leandro Neto, acompanhado do vice-prefeito Paulo Rodrigues Bessani, do vereador Zé Berta e do secretário de Agricultura Luiz Cesar Garcia fizeram uma visita à propriedade durante o trabalho.
Segundo a professora de engenharia ambiental, Débora Cristina de Souza da UTFPR, que coordenou os trabalhos, o novo sistema é chamado de leito cultivado, e além de evitar a contaminação ambiental, diminui a mão de obra e os custos de manutenção, uma vez que diferente do sistema tradicional, não acumula resíduos líquido, e boa parte dos resíduos sólidos passam por processo de decantação.
Por sua vez o técnico em agropecuária da Emater, João Jamil Bernis, que acompanhou o trabalho, disse que a execução do projeto faz parte de uma parceria entre município e universidade, e além dessa propriedade mais outras duas propriedades serão contempladas com o novo sistema nesta primeira etapa.
Nova Aurora recebe novo trator agrícola e fortalece a agricultura familiar