(45) 3243-1172
Acessibilidade

Sa?de

Setor de Saúde realiza pré-conferências e hiperdia simultaneamente

Sexta-feira, 15 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1569 vezes


Ouvir matéria

No decorrer desta semana, a secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Nova Aurora promoveram a realização de três pré-conferências visando a Conferência Municipal de Saúde que será realizada na próxima quarta-feira dia 20, com o tema, SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro, “Construindo as Redes de Atenção à Saúde do Paraná”.

 


Duas das três pré-conferências realizadas essa semana, aconteceram simultaneamente ao Hiperdia, que acontece todas as segundas terças-feiras e quintas-feiras de cada mês.

 

O Hiperdia é dedicado a pessoas hipertensas, diabéticas e com alto índice decolesterol, uma vez que as equipes de saúde, em especial equipes dos PSF-Programa Saúde da Família se mobilizam na aferição de pressão arterial, pesagem e distribuição de medicamentos. Nos hiperdias realizados esta semana, houve a realização de exames de glicemia, triglicerídeos e colesterol, uma vez que esses exames são inseridos ao Hiperdia duas vezes por ano.

 


Em relação às pré-conferências, essas tem como finalidade ouvir as propostas da comunidade para que as mesmas sejam discutidas e consequentemente aprovadas na Conferência Municipal. Além das pré-conferências realizadas na comunidade de Palmitópolis e na sede do município com os trabalhadores da Saúde na semana passada, essa semana houve as pré-conferências paralelas ao Hiperdia no Centro Cultural, na terça-feira, e no Clube da Terceira Idade na quinta-feira, bem como com os moradores da comunidade de Marajó na noite de quarta-feira. Ao todo foram realizadas cinco pré-conferências.

 

A Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima quarta-feira, a partir das 13hs30min no Centro Cultural.

 


De acordo com a secretária de Saúde do município, Luciana Tagliari, tudo o que foi elencado nas pré-conferências, será levado para a Conferência Municipal na próxima quarta-feira.

 


Segundo a secretária, a participação da comunidade é essencial para a definição das propostas, uma vez que é na Conferência que a comunidade tem vez e vóz, e poderá propor o que ela quer para o setor de Saúde nos próximos anos.

 Galeria de Fotos

 Veja Também