(45) 3243-1122
Acessibilidade

Confer?ncia

VIII Conferência Municipal de Saúde define propostas

Sexta-feira, 22 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1764 vezes


Ouvir matéria

Depois de realizar cinco pré-conferências, na  última quarta-feira, 20, foi a vez da secretaria de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde de Nova Aurora realizar a VIII Conferência Municipal de Saúde.

 


Além da presença de autoridades como o prefeito Pedro Leandro Neto, presidente de câmara, José Xavier Neto, também houve a participação de outros vereadores, vice-prefeito Paulo Rodrigues Bessani, trabalhadores da Saúde, e representantes de diversos setores da sociedade civil organizada, como entidades, associações, instituições, enfim da comunidade em geral.

 


Houve também a participação da representante da 10ª regional de Saúde Terezinha Donegá, e do palestrante, Rubens Griep, graduado em enfermagem e obstretricia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialista  em enfermagem com ênfase em centro cirúrgico e em educação profissional na área de saúde, e mestre em engenharia de produção, que discorreu sobre o tema da Conferência, “SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro: Construindo as Redes de Atenção à Saúde”.

 


Após a palestra houve a divisão dos grupos para análise das proposta, que foram discutidas, analisadas por todos e votas pelos membros que tinham direito a voto.  São propostas que serão encaminhadas para a Conferência estadual.

 

Também foi eleito novo Conselho Municipal de Saúde que é composto pelas entidades,  uma vez que esse representa os usuários, que tem direito a duas vagas na Conferência estadual que será realizada no mês de outubro. Ainda tem direito a vagas, os prestadores de serviço em saúde, e duas vagas governamental. Esses  irão defender as propostas aprovadas na Conferência estadual.

 


Terezinha Donega representante da 10ª regional de saúde no evento, disse que a entidade está acompanhando as Conferências Municipais nos 25 município de atuação da 10ª regional, uma vez que é neste espaço que a população tem vez e vós, e por isso a participação da comunidade e da sociedade civil organizada é de fundamental importância para o direcionamento dos trabalhos voltados à saúde pública.

 


Por sua vez a secretária de Saúde Luciana Tagliari, disse que a realização da Conferência atendeu as expectativas da organização, tanto no número de presença, como na definição das propostas elencadas, uma vez que tudo o que ficou definido em âmbito local, será agora discutido em âmbito estadual, e posteriormente se aprovado na Conferência estadual, serão encaminhados para a Conferência nacional.

 


A  secretária salienta que acima de tudo as decisões tomadas foram de forma democrática, onde todos tiveram a oportunidade de expor suas ideias sobre o que poderá ser melhorado na saúde pública local, regional, estadual e nacional.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também