(45) 3243-1172
Acessibilidade

Cidades Digitais - Programa Nova Aurora Digital

3º Congresso da Rede de Participação Politica FIEP/PR - Cidades Digitais

Sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1715 vezes


Ouvir matéria

“Viver no mundo contemporâneo sem acesso à internet é como viver a revolução industrial sem energia elétrica.”, a comparação é do analista político Augusto de Franco, que mediou a abertura do 3º Congresso da Rede de Participação Política da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que este ano discutiu o fomento à inclusão digital, com a distribuição gratuita do sinal de internet a partir da criação de Cidades Digitais.

O evento, realizado nesta quarta-feira (14) na sede Jardim Botânico (Cietep) da Fiep, reuniu mais de 300 pessoas de 60 municípios do Estado, que acompanharam, ao longo do dia, palestras de especialistas, membros do governo federal e estadual e prefeitos que apresentaram experiências bem sucedidas de inclusão digital. O objetivo foi levar aos participantes, em sua maioria gestores municipais de diversas regiões, as ferramentas necessárias para desenvolver projetos para a implantação de cidades digitais. Atualmente existem 20 localidades no Paraná que disponibilizam sinal gratuito da internet.

Para atingir este patamar, a articulação social tem papel fundamental. Este trabalho vem sendo desenvolvido pela Rede de Participação Política (RPP), através do estímulo à implantação destes serviços, divulgando cases de sucesso nesta área e levando mais informações aos municípios que têm interesse em aderir a este processo. Segundo o presidente eleito da Fiep, Edson Campagnolo, a federação tem capacidade de contribuir em muito com a inclusão digital como agente mobilizador da sociedade, articulando os poderes legislativo e executivo para que seja criado um ambiente favorável para a inclusão digital.
 
Em Nova Aurora apesar de não cobrar qualquer tarifa da população, Rodrigues ressalta que existe apenas uma exigência: o morador estar em dia com o pagamento do IPTU. "Nós exigimos apenas que cada cidadão que tiver o interesse de usufruir do serviço esteja em dia com as contas da prefeitura. O projeto também é uma maneira de estimular o pagamento das tarifas pelo cidadão, afinal é um benefício que eles estão pagando", argumenta o Secretário de Tecnologia e Sistemas da Informação.
 
A entrevista com o Secretário de Tecnologia e Sistemas da Informação de Nova Aurora e a cobertura do evento pode ser acompanhada através do link:
Não Clique nele, Copie e Cole no seu navegador: 
 
Logomarca do Programa Nova Aurora Digital Crédito: Prof, Cristiano e Reginaldo
Legenda: Logomarca do Programa Nova Aurora Digital

 Galeria de Fotos

 Veja Também