(45) 3243-1172
Acessibilidade

NOVA AURORA

Saúde realiza semana municipal pelo uso racional de medicamentos

Quinta-feira, 08 de dezembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1622 vezes


Ouvir matéria

O uso racional de medicamentos é uma das estratégias para a promoção de Saúde que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Aurora. Nesta semana a secretaria deu inicio a uma campanha muito importante neste sentido.
Trata-se da Semana Municipal Pelo Uso Racional de Medicamentos.

A campanha teve início na segunda-feira, 05, com o trabalho de conscientização pelo uso racional e o recebimento de medicamentos nos pontos de coleta e encerrando neste sábado 10, com o arrastão de coleta que passará por todo o município. Esta ação faz parte do Plano de Assistência Farmacêutica e tem como objetivo segundo a secretária de Saúde Luciana Tagliari, conscientizar a população sobre os benefícios do medicamento e os perigos causados pelo uso desenfreado e a automedicação. “Nosso intuito é mostrar a população que a partir do momento que os medicamentos deixam de ser terapêuticos eles podem se tornar tóxicos. Então nós pedimos à população que faça uma limpeza geral em sua caixa de medicamentos e os que não estão mais em uso se dê o destino correto a eles, que devem ser disponibilizados a equipe de recolha ou levados aos pontos de coleta”, afirmou.

Todos os medicamentos recolhidos pela secretaria de Saúde serão triados, ou seja, uma equipe preparada irá classificar os medicamentos que estão vencidos ou com a embalagem danificada para serem descartados. Já os medicamentos que estiverem em perfeitas condições, com prazo de validade em dia, embalagem inviolada, entre outros critérios poderão ser reutilizados.

A farmacêutica Manoela Aparecida Soares ressalta que a promoção do uso racional dos medicamentos é uma ferramenta importante para, senão eliminar, minimizar problemas como a automedicação e os efeitos adversos. “Muitas pessoas recebem medicamentos e quando acaba sua receita deixam guardados em suas casas aquilo que não utilizam mais. Com isso, em muitos casos as pessoas acabam passando esse medicamento para um amigo, vizinho sem nem mesmo se lembrar para que ele serve e qual a dose correta. Então são vários riscos que as pessoas correm guardando esse medicamento em casa”, ressaltou.

Manoela também lembrou que o ideal é que as pessoas mesmo fora da campanha devolvam esse medicamento que não utiliza mais no centro de saúde e evitem o uso sem prescrição médica.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também