(45) 3243-1172
Acessibilidade

Nova Aurora realiza a??o coordenada para o controle das formigas cortadeiras

Nova Aurora realiza ação coordenada para o controle das formigas cortadeiras

Sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 1870 vezes

Controle de formigas


Ouvir matéria

Foi realizada no dia 7 de outubro (segunda-feira) uma mobilização para que as pessoas tomassem maior consciência dos danos que a formiga cortadeira pode causar, informando também um pouco mais sobre a forma de sobrevivência e forma de multiplicação das mesmas.

 

Devido ao desequilíbrio ambiental e a monocultura, a incidência de formiga está acarretando danos econômicos e ambientais, o ataque da formiga cortadeira em Nova Aurora, no Paraná e no Brasil inteiro é muito grande.

 

O extensionista da EMATER José D. Gindri diz que, de setembro até dezembro é a época da revoada, um formigueiro na revoada produz milhares de formigueiros, a expansão populacional da formiga é muito grande nesta época. Por isso, não adianta um agricultor isoladamente controlar, porque a formiga não vai respeitar limite de sítio, tem que ser uma ação comunitária.

 

Através do fundo municipal do meio ambiente de Nova Aurora, foi adquirido 50 máquinas polvilhadeiras e pó formicida.

 

Na oportunidade foram distribuídas as máquinas polvilhadeiras e o pó formicida para os líderes de cada comunidade rural, sendo estas: Anta Gorda, N. Sra. de Fátima, Pe Feijó, São João, São Sebastião, Baixo Iguaçuzinho, Marajó/ arredores, Pioneiro Marajó, Alto Alegre, Palmital/ arredores, São José, Universo, Santa Inez, Alto Iguaçuzinho, Médio Iguaçuzinho, Melissa Cerâmica, Palmitópolis/ arredores, Santa Luzia, São Paulo. Também foi distribuído para as seguintes localidades: Estrada Trevisolli, Estrada Mandaguari, Córrego Baitaca, Mixiriqueira, Pirapora, Melissa Gurski, Corredeira, Rio Progresso, Estrada Monte Azul, Roda de Carro e também para a área urbana.

 

A intenção desta distribuição é fazer com que toda a comunidade rural e urbana tome consciência, e assim, os líderes das comunidades aplicarão e divulgarão o produto para que esta máquina circule entre os produtores, trazendo melhorias e reduzindo a perda de sua produção.

 

No total foram distribuídas máquinas para 34 comunidades e localidades rurais e mais 6 para a área urbana. As comunidades receberam uma, duas ou três máquinas com amostra de formicida, esta distribuição ocorreu conforme o número de produtores.

 

Essa ação do FMMA (Fundo Municipal do Meio Ambiente) foi de baixo custo, mas será de grande eficácia para a conservação do meio ambiente, pois visa controlar as formigas cortadeiras que devastam as plantações e matas. 

Fonte: Departamento de Informática

 Veja Também