(45) 3243-1172
Acessibilidade

Vacina??o

Vacine seu gado contra a febre aftosa

Segunda-feira, 12 de maio de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1744 vezes

O vírus está presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos animais doentes.


Ouvir matéria

A campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciou este mês no estado do Paraná para animais com idade abaixo de 24 meses. A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus, altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Os animais têm febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber.

 

O vírus está presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos animais doentes. Qualquer objeto ou pessoa que tenha contato com essas fontes de infecção se torna um meio de transmissão para outros rebanhos. A transmissão para humanos é raríssima.

 

De acordo com o secretário de agricultura Abrahão Gentil, “se houver a suspeita da doença deve-se comunicar imediatamente a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR, que fará inspeção dos animais e serão tomadas as providências necessárias”.

 

As vacinas devem estar na temperatura correta entre 2ºC e 8ºC e para transportá-las, use uma caixa térmica com gelo retirá-las apenas quando forrem utilizadas. O lugar correto para aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele.

 

Deve-se comprovar a vacinação, leve duas vias do comprovante de vacinação e a nota fiscal da compra da vacina na unidade local da ADAPAR, em Nova Aurora fica anexo a Emater.

 

A vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da Aftosa.

Fonte: Ministério da Agricultura

 Galeria de Fotos

 Veja Também