Sexta-feira, 26 de junho de 2015
Última Modificação: // | Visualizada 2689 vezes
Ouvir matéria
Um sonho de mais de 30 anos tornou-se realidade no dia 27 de junho de 2014. Quando houve a instalação de entrância inicial da Comarca de Nova Aurora. A Comarca foi criada pela Lei 17.735 de 29 de outubro de 2013 e atende uma população de mais de 30 mil habitantes.
Nova Aurora foi desmembrada da Comarca de Formosa do Oeste, e é integrada pelos municípios de Cafelândia e Iracema do Oeste, juntamente com seus respectivos distritos. Sua criação teve como objetivo a expansão da prestação jurisdicional no Estado do Paraná
Com a criação da Comarca de Nova Aurora facilitou o acesso aos direitos dos munícipes, fortaleceu a aplicação da justiça e garantiu a eficiência na aplicação dos preceitos fundamentais estabelecidos.
História da Comarca
Antes da sua instalação em Nova Aurora, houve todo um empenho para que essa conquista fosse concretizada.
No dia 22 de outubro de 2013, foi realizada a reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Paraná - CCJ. Na oportunidade foi aprovado por unanimidade o projeto 523/2013 que cria a Comarca no Município de Nova Aurora, sendo que o mesmo iria seguir para votação na Assembléia Legislativa do Paraná - ALP, e votado nas próximas seções.
No dia 29 de outubro de 2013 a proposta do Tribunal de Justiça que cria a Comarca de Nova Aurora foi aprovada por unanimidade na sessão plenária na Assembleia Legislativa. Neste dia uma comitiva com autoridades, entidades, empresários e população em geral de Nova Aurora participaram da sessão para mostrarem seu apoio e a importância de ser instalada a Comarca.
No dia 28 de janeiro de 2014 veio uma comitiva do Tribunal de Justiça composta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná Desembargador Guilherme Luiz Gomes, engenheiro e assessores que se dirigiram até os locais oferecidos como sede provisória para avaliação, onde ficou definido instalar a Comarca no antigo prédio da Câmara de Vereadores.
Após ser definido o local, equipes da Prefeitura e terceirizados trabalharam arduamente na reforma e na instalação do local da sede como determinado pelo Tribunal de Justiça do Paraná.
Um ano de Comarca
No dia 27 de junho comemorasse a instalação da Comarca de Nova Aurora, mas foi no dia 11 de agosto que iniciaram os trabalhos. Isso aconteceu, por conta de carência estrutural e de logística, onde detalhes tiveram que ser adaptados. Após isso o trabalho está dentro da normalidade.
A Comarca hoje atende mais de 30 mil habitantes, sendo que o número de processos é grande, recebem o dobro de processos que Formosa. Com isso audiências tendem a demorar, mas tudo está de acordo com o tempo. E os profissionais que ali trabalham estão prontos para atender a população.
Segundo o Promoter de Justiça da Comarca de Nova Aurora Doutor Rafael Muzzy Bittencourt, hoje o acesso a Comarca é mais fácil, houve uma aproximação com a comunidade local, uma vez que antes deveriam ir à Formosa do Oeste e Corbélia.
“A vinda da Comarca só trouxe crescimento sócioeconômico, além das cooperativas que também geram emprego, mais renda e uma maior número populacional. Mas com isso temos que ficar atentos com números de vagas para educação, as demandas de medicamentos, leitos especializados, com o Ministério Público próximo torna-se mais rápido, pois assim podemos exigir dos governantes as suas obrigações”, ressaltou Doutor Rafael.
Segundo o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Aurora – ACINA Ronaldo Schlogl foi um dos momentos mais importantes do município a implantação da Comarca em Nova Aurora, pois a justiça e a segurança ficam mais próximas da população. “Foi muito importante, não só para os munícipes, mas principalmente para os empresários, onde dá para ver que o município de Nova Aurora, esta em constante crescimento, com conquistas crescentes que movimentam e incentivam muito o comércio local, gerando mais rendas na nossa cidade. Na verdade a comarca veio melhorar o atendimento ao ser humano e as empresas”.
O prefeito Valdir Andrade da Silva “Bugrão”, destaca a importância da nova Comarca ser mais próxima. “Como o município de Cafelândia passou a pertencer à Comarca de Nova Aurora, isso diminui a distância e também gastos, principalmente com pedágio para o deslocamento até Corbélia. Além dos benefícios que uma Comarca traz”.
A ex-presidente da Acina e empresária Adriana Mansano Hubner diz que para o comércio a vinda da Comarca foi muito importante, pois facilita ter o acesso a justiça, para resolver problemas do âmbito financeiro como outros, além de ter colaborado com o crescimento do município. Porém ainda falta o juizado especial para micro pequena empresas, que irá agilizar cobranças, sendo este também é um desejo do Juiz Rodrigo.
O Presidente da Câmara de vereadores primeiramente parabeniza a Comarca pelo seu primeiro ano em Nova Aurora. “Nós vereadores vimos com bons olhos à vinda da Comarca, pois iria facilitar para população. Hoje completando um ano vemos que foi de suma importância ceder o espaço para a implantação da Comarca”.
O Prefeito de Nova Aurora José Aparecido de Paula e Souza “Pecinha” destaca a importância da Comarca. “Uma das nossas primeiras iniciativas no inicio da gestão foi em trazer a Comarca para Nova Aurora, pois era difícil para todos se deslocarem para Formosa do Oeste. Nossa luta foi grande viagem para Curitiba e ligações para então ser aprovada sua vinda. Hoje após um ano, vemos como facilitou para a população de Nova Aurora e as cidades abrangentes, além de agilizar processos. Parabenizo a população de Nova Aurora por essa importante conquista”.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Show da Virada em Nova Aurora: Festa de Ano Novo com Banda Nova Dimensão
O CRAS de Nova Aurora realiza Evento de Encerramento das Atividades do CRAS 2024
Prefeito Pecinha faz entrega de dois ônibus escolares para a Secretaria de Educação