(45) 3243-1172
Acessibilidade

O Novaaurorense Jefferson Tales Oliva Faz Doutorado em Harvard

Sexta-feira, 24 de março de 2017

Última Modificação: 24/03/2017 17:13:56 | Visualizada 1012 vezes


Ouvir matéria

Nova Aurora 23 de março de 2017 - O Novaaurorense Jefferson Tales Oliva, filho do Senhor Elia Oliva, marceneiro e Carmem Oliva, professora da rede municipal, integrantes desta comunidade, dará continuidade em seu doutorado em Harvard, a famosa universidade que já formou 8 presidentes norte-americanos. Sinônimo absoluto de qualidade, a instituição é destaque nos principais rankings acadêmicos e está em primeiro lugar tanto no Academic Ranking of World Universities, que avalia universidades como um todo, quanto no Global MBA Ranking, que leva em consideração somente escolas de negócios.

 

Harvard conta com 47 vencedores do prêmio Nobel, 32 chefes de estado (inclusive Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU) e 48 ganhadores do Pulitzer. No rol de talentos, há nomes como Theodore William Richards, primeiro cientista a calcular o peso dos átomos; James D. Watson, criador do modelo de DNA em hélice; e Simon Kuznets, que desenvolveu o conceito que usa o Produto Interno Bruto (PIB) como ferramenta para medir o crescimento econômico dos países.

 

Jefferson é formado em Ciências da Computação, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste de Foz do Iguaçu, fez mestrado de Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos. Atualmente faz doutorado na USP, e vai cursar em Harvard, o programa denominado "doutorado sanduiche", que significa “iniciar o curso onde se matriculou, fazer uma parte no exterior, e voltar para concluir na instituição que você iniciou.”

 

Jefferson estudou em escolas municipais e estaduais do município de Nova Aurora sendo elas Eugênio Mezzon, Jorge Nacli e Machado de Assis. Destaca o papel dos bons professores, também como cada um inspirou para continuar os estudos, mencionou o professor João Viçossio, o professor José Geraldo Berta e também o professor Sérgio Santiago. Lembra que “quando criança seu sonho era se tornar médico, mas esse sonho deu espaço a sua verdadeira vocação.”

Jefferson destaca, que falta uma cobrança maior dos pais sobre seus filhos em relação ao estudo, talvez por sua mãe ser professora, ele foi cobrado, porém, sempre teve muita vontade se estudar, ele mostra simpatia, e lembra, das aulas de matemática, física e química. Salienta também, a importância do professor incentivar o aluno a manter a atenção voltada para as aulas, inovar nas metodologias e na área acadêmica, acredita na importância dos projetos de extensão, que vão alem das aulas, algo mais prático, como por exemplo, os laboratórios. Citou um Projeto de Programação que os Estados Unidos está implantando na grade curricular dos alunos.

 

Jefferson diz que não pretende se afastar da região quando terminar seu curso, gosta do Estado do Paraná e vê grandes possibilidades na região. Seus pais se surpreendem com o esforço do filho, sentindo-se orgulhosos e o incentiva e acompanha em todas as etapas acadêmicas.

 

A Secretaria de Educação e o poder Executivo, sentem-se honrados em fazer parte desta história da vida acadêmica de um jovem exemplar e filho de Nova Aurora. Deseja Sucesso.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também