Terça-feira, 13 de março de 2018
Última Modificação: 23/11/2018 15:33:46 | Visualizada 408 vezes
Ouvir matéria
Em evento em Brasília na tarde deste dia 12, o governo federal lançou, nesta segunda-feira (12), o programa Internet para Todos, com a presença de 2.471 prefeitos em Brasília.
A expectativa do prefeito Pedro é que após a adesão, Nova Aurora, o município seja incluído já no primeiro lote de instalações do projeto que devem acontecer já no mês de maio.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), diz que deve fechar novo lote de adesão em três semanas, para atender todos os municípios brasileiros. “Estamos escrevendo uma nova página na história do país”, disse.
Para o presidente Michel Temer, a iniciativa coloca o Brasil no mundo moderno, nas mesmas condições de acesso à banda larga que outros países avançados do mundo. “Esse projeto é resultado da ação extraordinária de Kassab”, afirmou.
A expectativa do MCTIC é levar a banda larga a cerca de 40 mil localidades não atendidas com o serviço. O programa, que é uma evolução do Gesac, usará a capacidade do satélite geoestacionário brasileiro, com condições de oferta de internet a baixo custo, já que é isento de ISS. Para os municípios, a despesa se resumirá aos custos de segurança dos equipamentos e dos gastos com energia.
Segundo o ministério, o termo de adesão assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet.
Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras.
Ponto Focal
Em Reunião no dia 03 de março entre o PTI e a equipe do Ministério ficou definido que o PTI – Parque Tecnológico de Itaipu será o ponto focal do projeto coordenando os trabalhos entre os 25 municípios indicados para ser piloto na fase de implantação do qual Nova Aurora já faz parte.
Saúde
Durante a cerimônia, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou a contratação de 10 mil conexões do satélite para informatizar os postos de saúde de localidades remotas.
Fonte: Departamento de Informática
Nova Aurora recebe novo trator agrícola e fortalece a agricultura familiar