Sexta-feira, 20 de março de 2020
Última Modificação: 30/08/2021 13:49:54 | Visualizada 477 vezes
Ouvir matéria
Os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros públicos a serem vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A imunização começará na próxima segunda-feira (23) em todo território nacional. Afim de evitar aglomerações de pessoas, o município de Nova Aurora, por meio da secretaria de Saúde, informou que a vacinação será realizada na Escola Santos Dumont, por ser uma área mais ampla, evitando que gerem proliferação do Covid-19. “Sabemos que estamos pedindo para que a população não saia de casa, porém, com a antecipação por parte do Governo em relação à vacinação da Influenza, precisamos criar ações e estratégias eficazes em relação aos idosos que necessitam tomar a vacina. Por isso, evitando formar filas e com a suspensão das aulas, estaremos realizando a vacinação da Influenza na Escola Santos Dumont. Na medida do possível, pedimos aos filhos, netos, genros que levem de carro os idosos e auxiliem o que for preciso”, afirmou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Bessani Santana.
De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação tem como objetivos facilitar e acelerar o diagnóstico da Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.
É importante destacar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (como o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19.
O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação, com muito mais pessoas ocupando leitos no sistema de saúde.
Os indivíduos com mais de 60 anos foram para o primeiro lugar da fila porque estudos mostram que estariam mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus. Os sintomas mais graves surgem especialmente em pessoas mais velhas e com alguma doença crônica. Os sintomas mais comuns entre esse grupo hospitalizado pelo coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, assim como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados.
Vacinação contra influenza
A partir de 23 de março: idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina;
A partir de 16 de abril: é a vez dos professores e profissionais de segurança e de salvamento;
A partir de 9 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.
Nova Aurora Realiza Dia D de Prevenção ao Câncer de Próstata no Novembro Azul