Terça-feira, 04 de abril de 2023
Última Modificação: 04/04/2023 14:18:48 | Visualizada 69 vezes
Ouvir matéria
A Administração Municipal alerta: “O descarte correto dos materiais recicláveis e orgânicos resulta no controle do mosquito da dengue”. Pois já é de conhecimento público os benefícios de armazenar e destinar corretamente o lixo que você produz em casa, porém, uma atitude tão simples pode também contribuir muito para a prevenção de uma doença que tem sido a preocupação no país nos últimos anos: A Dengue.
Segundo o Diretor do Departamento de Meio Ambiente Luiz Fernando, “Materiais descartáveis e orgânicos acumulados em locais abertos, acabam sendo a moradia do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, por isso o cuidado para evitar água parada deve ser redobrado”.
Equipes de combate à dengue são encarregadas de percorrer as ruas a procura de criadouros do mosquito, seja na boca de um copo plástico com água que está no chão ou num saco de lixo empossado.
Segundo Leandro da Cruz, coordenador de Endemias “Em um único local, onde houver água parada, a fêmea do Aedes Aegypti chega a colocar mais de 100 ovos”. O trabalho de combate ao mosquito vai além de apenas separar os resíduos, materiais recicláveis e orgânicos, corretamente dentro de casa. É necessário também eliminar a água dos vasos de plantas; evitar baldes e bacias com água parada que estão sem uso; manter os vasos sanitários fechados.
Focos do mosquito em imóveis lacrados também são muito comuns, uma vez que ali estão limitados o acesso das equipes de saúde. Infelizmente muitos moradores acabam sendo vítimas da doença em razão de alguns terrenos baldios, cheios de lixo, ou uma simples embalagem plástica com água parada.
“O descaso dos donos desses terrenos me causou dengue e tive febre alta, dores no abdômen e nas articulações. Fiquei internado por uma semana por causa da dengue”, afirma um paciente.
Denunciar locais onde haja criadouros do mosquito, separar corretamente os materiais recicláveis é extremamente importante para que os focos sejam eliminados. Denúncias podem ser feitas à ouvidoria do centro de saúde através do telefone: (45) 3243 2028
O Prefeito José Aparecido de Paula e Souza-Pecinha frisa “A luta é de todos nós contra o mosquito Aedes Aegypti, vamos juntos fazer a nossa parte”.
Administração Municipal entrega nova máquina plaina niveladora
Nova Aurora-PR: Capital Nacional da Tilápia é destaque em programa