(45) 3243-1172
Acessibilidade

IBGE

Prefeito de Nova Aurora participa de reunião em Curitiba com Presidente do IBGE

Quinta-feira, 22 de junho de 2023

Última Modificação: 07/10/2024 11:09:42 | Visualizada 58 vezes


Ouvir matéria


O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, está no Paraná para apresentar o processo de realização do Censo 2022. Os primeiros resultados serão divulgados na próxima quarta-feira (28). Em reunião na Sede da AMP nesta quarta-feira dia 21 de junho a convite do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos o Prefeito de Nova Aurora, José Aparecido de Paula e Souza - Pecinha participou da reunião. Na viagem, Pecinha está acompanhado do Presidente do Legislativo, Claudinei Xavier de Oliveira e Clovis Kenauth (Assessoria Técnica de Gabinete). Na reunião foi abordada a divulgação dos números da estatística oficial do CENSO 2022/2023, que acontecerá no final de junho. Na mesma reunião, a AGEPAR (Agência Reguladora do Paraná) fez uma apresentação sobre os fundos municipais de saneamento. Pecinha saiu da reunião muito satisfeito e ainda não oficial, mas ouviu que Nova Aurora realmente teve aumento do número na população e com isso os recursos deverão ser maiores. A expectativa é que os valores sejam pagos o mais rápido possível e assim investido na população.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior também recebeu nesta quarta-feira (21) o Presidente do IBGE e destacou a importância das informações do Censo para subsidiar o planejamento das políticas públicas do Estado em diferentes áreas.
A primeira divulgação, na semana que vem, vai apresentar os novos dados demográficos do País, mas a ideia do IBGE é fazer diferentes recortes das informações captadas pela pesquisa, que serão divulgados quinzenalmente até o final do ano. Uma das novidades desta edição é georreferenciamento de todos os domicílios brasileiros, o que facilita a identificação exata das moradias para direcionar as políticas públicas conforme necessidades específicas. Isso se reflete em áreas como habitação e saneamento, por exemplo.
“Os dados do Censo são primordiais para orientar qualquer política pública, porque é um levantamento que chega a praticamente 100% dos domicílios brasileiros”, salientou Ratinho Junior.

 Galeria de Fotos

 Veja Também