Terça-feira, 16 de abril de 2024
Última Modificação: 16/04/2024 10:39:12 | Visualizada 29 vezes
Ouvir matéria
Aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, em Curitiba/PR, o Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios. O Secretário de Educação do Estado do Paraná, Roni Miranda Vieira, realizou a abertura do encontro, ressaltando a importância dos municípios na implementação de ações voltadas à aprendizagem, com foco especial nos métodos pedagógicos de alfabetização, que inclui a oferta de avaliações diagnósticas para as redes municipais, formação continuada aos professores alfabetizadores, além da oferta de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para alunos e professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Os palestrantes abordaram as várias temáticas que fazem parte das propostas integrantes do Programa Educa Juntos, entre elas: Regime de Colaboração e o uso dos resultados da avaliação para o processo de gestão; Os resultados da Prova Paraná Mais 2023 - em foco a avaliação da alfabetização; As concepções de alfabetização e a prática docente.
O Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios 2024 reuniu cerca de 1.400 participantes, entre eles dirigentes municipais de educação, coordenadores pedagógicos das secretarias municipais, articuladores regionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, equipes dos Núcleos Regionais de Educação e servidores da Seed-PR.
No dia 10 de abril, O evento contou com oficinas nas quais foram abordados temas como Gestão e Alfabetização, proporcionando a troca de experiências e conhecimentos, permitindo que educadores compartilhassem desafios enfrentados em suas realidades específicas e discutissem estratégias eficazes para superá-los.
A Secretária de Educação, Gevaine Debora Brustolin, ressalta a importância da participação da Equipe da SEMEC, no Seminário, a interação entre Estado e municípios tem sido fundamental cada vez mais no processo de alfabetização e implementação de ações voltadas à aprendizagem.