Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
Última Modificação: 16/12/2024 12:40:18 | Visualizada 81 vezes
Ouvir matéria
Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024.
A Prefeitura de Nova Aurora obteve uma das maiores notas em recente levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) a respeito da atuação das Unidades de Controle Interno (UCIs) dos 399 municípios paranaenses, ao atingir a pontuação de 7,13 dentro de uma escala de 0 a 10. A nota média dos municípios paranaenses foi de 1,79.
A controladoria do município de Nova Aurora ficou entre uma das 12 mais bem ranqueadas do Estado, contemplado juntamente com municípios de maior porte como Maringá, Pinhais, Londrina, Umuarama, Curitiba, Guarapuava, está Nova Aurora, sendo uma das únicas Controladorias a superarem a nota 7 na avaliação.
Realizada ao longo do mês de outubro por meio do envio de questionários do ProGov (Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo). Encaminhados via Canal de Comunicação (Caco) do TCE-PR, os formulários trouxeram questões relativas sobretudo à realização de auditorias internas nas prefeituras por parte das UCIs. Foram avaliados, por meio da aplicação dos questionários, os instrumentos de planejamentos de atividades, a alocação de recursos, a instrumentalização dos processos e a realização dos serviços de auditoria interna, incluindo os resultados dos monitoramentos promovidos pelas UCIs municipais.
O coordenador da Unidade de Controle Interno, Alexandre Kimura, ressalta a importância do respaldo da Administração Municipal e toda sua equipe e agradece o Prefeito José Aparecido de Paula e Souza-Pecinha por todo apoio ao mecanismo de governança. – “Controle interno, dentro dos seus limites de atuação, cumprindo efetivamente suas reais funções, é sinônimo de boa administração. Agradeço ao Chefe do Poder Executivo Prefeito Pecinha e quero dizer que é uma honra receber esse resultado, pois sem o respaldo e a confiança do Executivo em meu trabalho, nada disso seria possível, tendo em vista que as práticas de governança pública e integridade nos trabalhos de controle e auditoria interna, só são possíveis à sua aplicação, quando há total “carta branca” da Administração que nos dá livre-arbítrio, em conjunto com a assessoria jurídica, buscamos assegurar a observância das diretrizes, planos, normas, leis, regulamentos, no sentido de se atingir os ditames constitucionais de legalidade, legitimidade, economicidade e de bem servir o administrado a quem nos incumbe o trabalho de forma independente. Estendo também a todos pelo reconhecimento do mérito, pois esses resultados decorrem do entendimento e colaboração de toda equipe da Administração e do fortalecimento constante por parte do Executivo no sentido de apoio à estrutura dos Sistemas de Controle Interno, com a finalidade de avaliar o cumprimento de metas, comprovar a legalidade e avaliar os resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial e na instituição de auditoria interna como forma de apoio aos órgãos de Controle Externo”, falou o Controlador Interno Alexandre.
O Prefeito Municipal Pecinha, aproveita a oportunidade para parabenizar o Controlador Interno Alexandre Kimura: – “Nós que sempre prezamos pela transparência, honestidade e legalidade nos atos administrativos, no sentimos seguros e orgulhosos por mais esse resultado alcançado e agradecemos pela sua atuação. Todo bom gestor quer ter ao seu lado um eficiente Sistema de Controle Interno, credibilidade essa que reflete e representa que estamos no caminho certo e contando com pessoas técnicas e capacitadas para exercer suas funções, pois hoje em dia, observa-se que há uma certa resistência à valorização dos gestores públicos na atuação do Controle Interno, mas aqui no Município como Prefeito sempre prezamos pelo que é certo e entendemos a função e a importância da UCI em prol da segurança da própria Administração no sistema de controle, prevenção e melhoria constante dos resultados que temos alcançado de forma responsável e eficiente e quem ganha é o município”, falou o Prefeito.
O levantamento, feito de acordo com a Nota Técnica nº 29/2024 da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) da Corte, foi o primeiro do tipo realizado pelo TCE-PR, e deve ser promovido anualmente a partir de agora a fim de fazer parte da instrução dos processos de análise das Prestações de Contas Anuais (PCAs) dos prefeitos paranaenses.